Como perder peso de forma saudável

24 Junho, 2022

Vale a pena esclarecer que a gordura abdominal é a gordura armazenada junto aos órgãos que se encontram na zona abdominal. Essa gordura é denominada de gordura visceral e, em excesso, pode interferir no seu normal funcionamento.

O Índice de Massa Corporal (IMC) relaciona o peso com a altura, não dando a indicação sobre a distribuição da gordura corporal. Assim, a medição do perímetro abdominal ou da cintura pode ser utilizada como uma medição complementar ao IMC, de modo a avaliar a acumulação de gordura nessa zona e o risco de complicações metabólicas associado.

Um perímetro abdominal no adulto superior a 94 centímetros no homem e a 80 centímetros na mulher corresponde a um risco metabólico aumentado. Siga algumas dicas para ajudar a reduzir a sua massa gorda corporal e a melhorar o seu padrão alimentar.

Consuma fruta e legumes variados, de preferência da época e biológicos. Deve consumir no mínimo 5 porções de fruta + legumes por dia. Aposte no consumo diário de 3 peças de fruta e de legumes a acompanhar sempre as refeições principais (na sopa ou no prato).

Reduza a quantidade de açúcar comum que utiliza nas bebidas e em receitas. Alimentos como os bolos, refrigerantes e sobremesas doces, devem apenas ser consumidos em ocasiões esporádicas. Opte por alimentos em que o açúcar está naturalmente presente: como a fruta e os laticínios magros.

Evite o consumo de alimentos salgados. Reduza a utilização de sal de cozinha na confeção. Utilize as ervas aromáticas (como salsa, coentros, orégãos) e as especiarias (como a pimenta, gengibre, noz moscada), estas podem ajudar a aumentar o sabor dos pratos e a reduzir a quantidade de sal adicionado às suas confeções.

Em situações específicas, os suplementos alimentares podem constituir uma opção, contudo, não devem substituir a prática de uma alimentação equilibrada e de exercício físico regular. Destacam-se alguns compostos, como o ácido clorogénico (ingrediente principal do café verde), a cafeína (que se encontra por exemplo no guaraná e no chá verde), ou o hidroxicitrato / ácido hidroxicítrico (componente do fruto da Garcinia cambogia). A recomendação de um suplemento alimentar deverá ser personalizada, tendo em conta as características pessoais, estado de saúde, necessidades individuais e objetivo pretendido.

Lembre-se que o ideal é aliar a prática de exercício físico regular (direcionada ao seu objetivo em particular e características individuais), a uma alimentação completa, variada e equilibrada. Tudo irá contribuir para o objetivo de perder peso, e sobretudo para perder gordura corporal.

Nas lojas Celeiro:

Suplemento alimentar, Bie3, 13,99€
Complexo Termogénico, Solgar, 37,56€
Hidroxicitrato, Solgar,
23,99€

Artigo escrito por Rita Silva, nutricionista lojas Celeiro.

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