Esta é a quantidade de água que deve beber para começar a perder peso

18 Fevereiro, 2022

Já deve ter ouvido isto muitas vezes: “a água é uma das chaves da perda de peso e da boa saúde”. De facto, a hidratação adequada ajuda o seu cérebro a manter-se alerta, as suas células a funcionar como deveriam e o seu desempenho de exercício a funcionar melhor.

Mas passemos ao que nos interessa: como a água nos ajuda a perder peso. Os nutricionistas tendem a recomendar a água como um dos componentes básicos de um estilo de vida que pode levar a uma manutenção de peso saudável. Dito isto, também se trata de queimar gordura, mas como?

Primeiro é preciso saber que beber muita água não o fará comer menos ou sentir-se cheio – é óbvio, mas ainda há quem pense assim. Mas a hidratação deve ser apenas certa – nem mais, nem menos, apenas a quantidade certa. A má hidratação pode significar que o seu corpo continua a procurar líquidos através dos alimentos que come, razão pela qual as pessoas sentem por vezes que podem comer menos quando bebem água antes ou durante uma refeição.

Dito isto, alguns dos chamados “especialistas” fazem parecer que a água é um queimador instantâneo de gordura e logicamente não é. Pense na água mais como uma ferramenta de manutenção, não como uma fórmula mágica, para a perda de peso.

Em vez de tentar usar água para diminuir a fome, beba água regularmente ao longo do dia, numa tentativa de evitar a sensação de sede (um sinal de que já está desidratado) e depois pode ter uma melhor regulação do apetite ao longo do dia.

Quanta água se deve beber por dia para perder peso?

Para além das suas necessidades básicas, os peritos recomendam que beba 400-600 gramas adicionais de líquido começando cerca de 3 horas antes de fazer exercício, até 1 litro por hora durante a prática e entre 360-760 gramas por hora, dependendo das suas condições de treino.

Após o treino, é necessário substituir os fluidos que perdeu. Ao pesar-se antes e depois da sua sessão de treino, pode calcular esta necessidade. Por cada 50 gramas perdidas, beber meio litro adicional de água. A sede não é um bom indicador do estado de hidratação e das necessidades de fluidos – é muito mais complexa.

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