Não consegue perder peso depois dos 50? Saiba o que fazer

1 Maio, 2022

perder peso

Se parece que ficou mais difícil perder peso depois de chegar aos 50 anos, não está a ver bem as coisas. Afinal, “Perder peso depois dos 50 anos é mais desafiante, mas não é impossível”, diz a nutricionista Rita Varela Ramos.

Mas a que se deve este desafio? A nutricionista explica que “esta dificuldade se deve principalmente a alterações metabólicas que temos, menos atividade física, por haver menos disponibilidade com toda a gestão familiar e ainda escolhas alimentares desadequadas”.

A influência do metabolismo

Com o avanço da idade, o organismo perde naturalmente massa muscular com mais facilidade, o que reduz o metabolismo e diminui o gasto energético. Rita Varela Ramos refere que “a partir dos 50 anos há uma perda natural de 1% ou 2% de massa muscular por ano e quanto menos músculo temos, mais lento é o nosso metabolismo, ou seja, menos gastamos em repouso – o que é uma grande desvantagem no processo de emagrecimento”. Isto, aliado à perda de massa muscular natural e ao sedentarismo, “agrava a perda de músculo”, adverte a nutricionista.

O que fazer para evitar a perda de massa muscular?

“Através de um estilo de vida ativo, com a prática de atividade física regular e com uma boa alimentação”, aconselha a especialista.

Por exemplo alimentos ricos em proteína como a carne, o peixe, os ovos, os laticínios, o grão e o feijão, são alguns dos que não devem faltar na sua dieta.

Rita Varela Ramos deixa uma nota: “a proteína é a matéria-prima do músculo, sem ela não há desenvolvimento muscular. Mas de nada nos serve comer estes alimentos se não houver treino. Ou seja, os dois têm de ser uma constante e atuarem sempre em conjunto”.

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