• Anterior
  • Próximo

    A quantidade certa de calorias

Em média, devem ingerir-se entre 1.800 e 2.400 calorias por dia, dependendo da idade e níveis de atividade praticados. Tudo depende das necessidades pessoais, sendo que este número pode variar de pessoa para pessoa.

    Como calcular

O metabolismo, a atividade física, o gasto energético da digestão e o exercício físico são os aspetos a ter em conta para descobrir a quantidade de calorias que precisamos no dia a dia. O cálculo deve ser feito com recurso a uma das fórmulas mais utilizadas pelos nutricionistas, começando por descobrir qual é o gasto energético do corpo em repouso:
GER = 655 + 9,56 x (peso em kg) + 1,85 x (estatura em cm) - 4,68 x (idade em anos)

    O que fazer com o resultado

O resultado obtido deve ser multiplicado por um número de 1 a 1,5, dependendo do nível de atividade realizado regularmente. Por exemplo, para exercício reduzido deve multiplicar-se por 1,3 e para os atletas deverá ser 1,5. Pelo contrário, se tens uma vida sedentária as calorias que precisas são somente as obtidas com a primeira fórmula.

    O peso ideal

Depois de saber as calorias necessárias para manter o peso atual, poder-se-á planear a perda de quilos se for esse o objetivo. Para tal, dever-se-á subtrair entre 500 a 700 calorias ao total, em função do pretendido. Com menos 500 calorias por dia, perderás um total de 3500 por semana – o que significa menos um quilo a cada sete dias. Outra opção será manter o nível de calorias ingerido, mas aumentar os treinos.

    Lembre-se...

Lembre-se: O controlo de calorias pode ajudar a perder peso, mas não deverá ser uma obsessão. O mais importante é combinar um plano de exercícios adequado com uma dieta sã e equilibrada.

Perder peso é um desafio e, para ter sucesso, é recomendado que seja tida em conta a quantidade de calorias ingeridas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend