Perdeu 13 quilos em 5 meses! Mas o motivo é muito forte

7 Janeiro, 2022

Depois de notar uma tendência de ataque cardíaco na sua família, Luke Tompkins, de 25 anos, sabia que precisava de tomar o controlo da sua saúde cardíaca. A adição de cardio à sua rotina física não só aumentou a sua resistência, como também o ajudou a perder o peso que ganhou durante a pandemia. Estas são as pequenas mudanças que ele fez.

“A pandemia pôs-me fora do meu ritmo habitual de treino desde que os ginásios em Vancouver, onde vivo, tinham fechado durante alguns meses. E mesmo depois de reabertos, ainda estava a engordar. Quando dei por mim, aos 24 anos de idade, atingi o meu peso mais alto de 93 quilos.

Não gostava da minha aparência e não me sentia saudável. Sempre me considerei um indivíduo em forma, mas lá estava eu a ofegar depois de ter corrido apenas meia milha. Isto foi um grande choque para mim.

Quando o meu avô teve um ataque cardíaco e precisou de uma cirurgia, comecei a pensar mais na saúde do coração e na cardiologia e percebi que era altura de começar a tomar conta de mim. O meu bisavô também teve alguns ataques cardíacos e eu não queria continuar um ciclo.

Para aumentar novamente a minha resistência, comecei a abraçar mais o cardio para o meu coração, juntamente com uma rotina de halterofilismo. Em breve essa cardiopatia resultou na perda de gordura.

Primeiro comecei com o objetivo de andar 10 mil passos por dia. Mesmo na chuva torrencial, eu andava por aí com um guarda-chuva, dedicado a fazer esses passos. Depois, amplifiquei o meu cardio no ginásio.

Adicionei um treino de 20 minutos de ciclismo HIIT depois do treino de halterofilismo. Treino seis dias por semana durante cerca de 45 minutos a uma hora usando pesos, fazendo pernas/ombros, peito/ costas, e braços. Ando de bicicleta duas vezes por semana.

Depois houve o ajustamento da minha dieta. Comecei a seguir as minhas calorias, visando um défice calórico de 500-700 calorias para uma perda de peso semanal moderada. Troquei queijo e molhos por queijos de baixo teor de gordura e molhos de zero calorias. Troquei carnes vermelhas como carne de vaca e porco por peixe e frango. Massa normal transformada em massa de lentilhas. Incluí muito mais frutas e vegetais na minha dieta para mais volume e menos calorias.

Nos dias em que ansiava por gelado, inventei a minha própria receita de gelado de proteínas. Consiste em pó de proteína de baunilha, qualquer mistura de fruta congelada ou bagas, gelo e leite de amêndoa. Normalmente misturo um grande lote e depois congelo-o para comer como se fosse um gelado normal.

Não trabalhei com um PT, mas para me manter motivado, mas tirei fotografias de progresso frequentes e pesei-me todos os dias e comparei as médias semanais. Uma vez que vi os números a descer e as fotos de mim próprio a transformarem-se, tive a confiança para continuar.

Perdi peso bastante lentamente, a fim de manter o máximo de músculo possível. Perdi em média pouco mais de um quilo por semana durante um total de cinco meses e acabei por perder 13 quilos.

Senti-me muito mais saudável na minha vida quotidiana. Podia fazer caminhadas e não me cansava e isso tornava as atividades do dia-a-dia muito mais fáceis. Os meus amigos e família não ficaram chocados com a mudança porque estiveram comigo o tempo todo. Acho que ficaram mais surpreendidos com a dedicação que foi necessária para ser rigoroso comigo mesmo.

Tenho muito mais confiança na praia e descobri que podia usar roupa mais ajustada e sentir-me bem comigo mesmo. Recebi elogios sobre o meu físico por parte de estranhos. O meu próximo objetivo é ganhar um pouco mais de músculo agora que estou em forma suficiente!”.

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