Será que é mais difícil perder peso depois dos 40?

12 Julho, 2022

perder peso

Não se deixe desincentivar por aquele gemido que faz quando sai da cama. Mas para trabalhar a seu favor, precisa de saber o que está a enfrentar.

Quando atinge os 30 anos, o seu corpo começa a autossabotagem: a testosterona, progesterona e hormona de crescimento humano (HCH) iniciam o seu lento declínio, causando uma redução da massa muscular que faz o seu metabolismo desacelerar.

Quando se chega aos 40, os níveis de testosterona estão a deteriorar-se a uma taxa de 1% a cada ano, tornando o ganho muscular mais difícil. Enquanto isso, uma enzima no tecido gordo converte testosterona persistente em estrogénio, fazendo com que a sua cintura se expanda, e os níveis de cortisol da hormona do stress começam a subir. Altos níveis de cortisol estimulam a quebra muscular e fazem com que a gordura se acumule em torno da sua barriga. Resumindo: a propagação da meia idade.

Segundo os cientistas, os níveis de cortisol também estão inversamente relacionados com a testosterona. Quanto maior o seu stress, menor a sua testosterona. Mas não há necessidade de se resignar a uma vida de chinelos e cinturas elásticas, para já! Para que as hormonas voltem a funcionar, comece por renovar as suas dietas. A diminuição da testosterona diminui a sua taxa metabólica basal – a sua queima diária de calorias – por isso agudize a sua queima de gordura ao comer em horas regulares, em vez de erraticamente ou à noite.

Priorize proteínas em cada refeição para maximizar a retenção muscular. Enquanto isso, os vegetais são uma obrigação para eliminar o estrogénio em excesso. Dividir os dias em que trabalha o peito e as pernas não será o ideal – e nem a passadeira. Em vez disso, dê prioridade aos treinos funcionais de corpo inteiro, ativando fibras musculares, adicionando massa em todos os lugares certos.

“Considere exercícios compostos! Estes são exercícios poliarticulares que envolvem uma quantidade significativa de tecido muscular e que vão potenciar os seus ganhos de massa magra e consequentemente perda de massa gorda”, sugere Kiko Cabrita, CEO e treinador na Calistenia Portugal. Isto fornece um pico para os seus níveis testosterona e aumenta o seu metabolismo. Vai queimar gordura muito antes de o treino acabar.

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