Treinar durante o calor queima mais calorias?

13 Agosto, 2022

calor

Talvez já tenha feito esta pergunta a si próprio milhares de vezes. Ou talvez não o tenha feito, por isso vamos dar-lhe algum alimento para pensar: será que queima mais calorias quando treina durante o calor?

Admita, já pensou sobre isto. Também porque o pensamento comum tende para uma resposta positiva: mais calor, mais esforço, mais suor. E, portanto, mais calorias queimadas.

Bem, a resposta correta é “talvez”. Como Preethi Daniel, diretora clínica da London Doctors Clinic, explica: tudo depende da sua taxa metabólica basal.

Taxa metabólica basal

A taxa metabólica basal é tecnicamente ‘a quantidade de energia que gastamos por unidade de tempo em repouso, uma medida de quão rapidamente o combustível (calorias) é decomposto para manter as células a funcionar’, explica Preethi.

Segundo a especialista, esta taxa, que varia com os diferentes níveis de atividade física em que se está envolvido, é também influenciada pelo tempo e pelo clima. Mas não é matematicamente verdade que quanto mais quente estiver, mais calorias queima: ‘o tempo mais quente pode causar um ligeiro aumento na taxa metabólica basal, ajudando-o a queimar calorias um pouco mais depressa, porque o corpo trabalha mais para o manter fresco’, diz ela.

De momento não existem estudos científicos que provem tal correlação. Pelo contrário, segundo Greg Drach, diretor executivo da comunidade de corrida myCrew eatleta de ultramaratonas, qualquer aumento de calorias queimadas graças a um ambiente quente seria de qualquer forma de curta duração, porque o corpo aprende rapidamente a adaptar-se. “Alguém que não está habituado a treinar ao calor pode queimar mais calorias do que alguém que treina há muito tempo, mas com o tempo o corpo habitua-se a trabalhar menos, mesmo com a temperatura alta” explica.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend