A importância do treino de condição física na corrida

6 Setembro, 2021

Realizar treinos de condição física em casa, no ginásio ou até mesmo ao ar livre é um tipo de treino encarado como desnecessário. É visto como uma perda de tempo de treino de corrida. O certo é que muitos corredores ainda desacreditam nos reais benefícios deste treino para a corrida.

Os músculos são a base do movimento corporal. Ou seja, se treinar a sua condição física base com foco nos principais grupos musculares utilizados na corrida, estes tendem a fortalecer. Por consequência, melhora a performance desportiva, reduze o risco de lesão ou de incidência de lesões anteriores e atrasa o aparecimento da fadiga. Ainda, melhora a sua resistência muscular, aumenta a recuperação muscular durante e após exercício físico e melhora a postura e técnica de corrida.

Os mais de 640 músculos esqueléticos do seu corpo necessitam do treino de condição física. Só assim originam significativos benefícios na corrida

Tal melhora não só o referenciado anteriormente, como também aspetos mais internos como o aumento de elasticidade muscular ou a sua excitabilidade. É isto que faz com que a atividade muscular seja mais ativa, melhorada e ‘económica’. Logo, estará mais próximo de se tornar um campeão.

No que diz respeito ao treino de condição física, o aconselhável é treinar primeiramente os grupos musculares ‘maiores’ (peitoral, músculos das costas, quadricípites, isquiotibiais e músculos do core), dando maior foco aos músculos dos membros inferiores. Mas não se esqueça dos grupos musculares ‘pequenos’; também estes exercem grande importância para a corrida. Falamos, por exemplo dos gémeos, adutores ou até mesmo os deltoides.

Integre, neste importante treino de maior exigência muscular, exercícios de agilidade, coordenação motora, estabilidade corporal. Além disso, não esqueça a flexibilidade com alongamentos a todos os músculos solicitados. Mantenha cada posição por 20 a 45 segundos.


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