5 estratégias para deixar de ser hipocondríaco!

Ao mais pequeno espirro marca uma consulta médica com medo de poder ter uma doença mortal? Então estas dicas são mesmo para si…

  • Anterior
  • Próximo

    Previna-se contra o medo

A melhor arma: a razão.
Na hora de enfrentar as diferentes fontes de informação clínica, adote uma posição cética e não acredite em tudo o que lhe dizem ou lê. Procure fontes independentes e não queira assimilar tudo num só dia para evitar que se sinta constrangido ou angustiado.

    Não dê seguimento a pequenos mal-estares

Toda nós sentimos, de vez em quando, pequenos transtornos, palpitações no coração, erupções cutâneas, dores de cabeça, dores de estômago...
Mas atenção: a maior parte deles são apenas uma consequência natural da nossa fisiologia, um bom sinal de que estamos vivos. O corpo humano é pródigo em sinais destes que não significam nada de errado.

    Procure a ajuda de um (bom) médico

Tal como acontece com as pessoas, nem todos os médicos são iguais. Procure um psicoterapeuta que lhe inspire confiança.
Procure alguém que transmita empatia e denote experiência, mas que ao mesmo tempo também tenha a perspetiva das coisas que merecem realmente a sua preocupação e das que devem ser deitadas para trás das costas.

    Experimente os medicamentos recomendados

A hipocondria poderá estar relacionada com um transtorno obsessivo-compulsivo e com problemas de ansiedade.
Daí que, em algumas ocasiões, a administração de tratamentos farmacológicos, cujo objetivo é corrigir este mal-estar, constitua também um grande aliado no combate da hipocondria.

    Consulte um psicoterapeuta

Se, apesar de ter posto em prática as estratégias anteriores, continua a entrar em depressão, é evidente que não consegue superar sozinho o problema e precisa de recorrer a um profissional.
Aos pacientes é-lhes ensinado, entre outras coisas, a distrair a atenção quando a ansiedade provocada por temas de saúde começa a atacá-los. A ajuda profissional é a sua melhor estratégia!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend