5 mitos sobre hidratação que prejudicam a sua saúde

5 Junho, 2022

hidratação

Há uma série de mitos de hidratação a flutuar por aí, tais como a importância de beber oito copos de água por dia (chegaremos a esse mais tarde, não nos precipitemos).

Apesar daquilo em que sempre acreditámos, a hidratação é muito mais do que apenas água. Também se trata de sódio, potássio, suor e urina (sim, urina!). E, crucialmente, não se trata apenas do que se bebe, trata-se também do que se come. Assim, embora a hidratação como conceito seja complicada, a hidratação como prática não o é.

Mitos sobre água e hidratação

Aqui vamos desmascarar todos os mitos sobre hidratação para que possa obter este equilíbrio entre comer e beber bem e potenciar a sua saúde.

Mito 1: A hidratação é um objetivo diário que só é alcançado através da água

O equilíbrio da hidratação depende da quantidade de suor, dieta e mesmo da humidade. Uma dieta saudável fornece cerca de 20% da ingestão de líquidos.

Assim, dê lugar à melancia, pepino, brócolos, maçãs e uvas para aumentar a sua ingestão de líquidos. Outra opção é emparelhar a sua água com bagas, limão, kiwi, ananás ou laranjas. Estudos mostram que se os seus fluidos forem aromatizados, irá beber mais.

Mito 2: Pode ter uma vida saudável sem uma boa hidratação

A desidratação reduz a quantidade de fluido que circula na sua corrente sanguínea. Isto faz com que o seu coração trabalhe mais, limita a capacidade do seu corpo de arrefecer e cansa prematuramente os seus músculos.

O sangue torna-se mais viscoso, mais espesso, mais pegajoso, mais concentrado. Portanto, não se esqueça da hidratação, porque mesmo uma desidratação ligeira pode afetar o desempenho físico e cognitivo, bem como a saúde em geral.

Mito 3: Desde que se evite alimentos salgados, ficará bem.

O sódio não é uma coisa má. Precisa deste nutriente para sobreviver, e o seu corpo não o pode produzir por si só. O eletrólito (sim, é isso que é o sódio) contribui para o volume de sangue. A manutenção de um volume normal de sangue ajuda a sua pele a dissipar calor, absorver nutrientes e fornecer oxigénio aos músculos que trabalham arduamente, incluindo o coração. O sódio é o mineral principalmente perdido através do suor e da urina, e a sua substituição é essencial para uma hidratação adequada.

Mito 4: As bananas são ótimas para cãibras causadas pela desidratação

É verdade, mas não há nada de mágico nas bananas. O potássio nas bananas pode ser a chave. O potássio, outro eletrólito, ajuda a mitigar os efeitos do sódio e, com a ajuda dos rins, remove-o do seu corpo.

A maioria das pessoas consome cerca de metade dos 4.700 miligramas de potássio por dia recomendados, diz Megan Meyer da Fundação do Conselho Internacional de Informação Alimentar. O desequilíbrio também pode afetar a tensão arterial e as contrações cardíacas.

Mito 5: Todos precisam de oito copos de água por dia

Isso é como dizer que todos precisam de comer 2.800 calorias por dia. Não é verdade. Dependendo do seu peso corporal, nível de atividade e temperatura, as suas necessidades diárias de fluido podem variar de dois quartos a mais de seis por dia.

Nos dias em que não faz exercício, teste a sua urina. A sua urina deve parecer-se mais com limonada do que água ou sumo de maçã. A urina escura reflete frequentemente desidratação.

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