Como aliviar gripes e constipações de verão

  • Anterior
  • Próximo

Homem doente

Percorra a galeria de imagens para aprender a aliviar gripes, constipações, faringites, alergias e sinusite.

    Constipação

1 Homem doente

O zinco é o mineral perfeito para curar as constipações. Porquê? Segundo os investigadores finlandeses, doses elevadas de acetato de zinco (mais de 40 mg por dia) podem dizer adeus a uma constipação. Contudo, antes de utilizar este método fale com o seu médico para saber se é viável para si.

Alívio dos sintomas - Escolha um medicamento sem receita adequado. Segundo um estudo britânico, 20% das pessoas que tomam ibuprofeno desenvolvem sintomas novos e piores, comparados com 12% dos que consomem paracetamol.

    Gripe

2 Homem doente

Não se vacinou contra a gripe? Veja com o seu médico a possibilidade de tomar uma pastilha. Isto porque, administrados a tempo, os medicamentos antivirais podem evitar a patologia, uma vez que impedem a reprodução das células do vírus.

Alívio dos sintomas - Duas palavras: chá quente. Segundo investigadores britânicos, as pessoas com gripe que tomaram uma bebida servida a mais de 79°C sentiram uma melhoria imediata das sensações de frio, cansaço e dor de garganta.

    Faringite

Vá ao médico para que este identifique a bactéria ou o vírus responsável pela sua doença. O tratamento deverá passar pela penicilina ou a amoxicilina por via oral, durante dez dias, mas só o seu médico conseguirá saber qual o melhor tratamento para si.

Alívio dos sintomas - 5 vezes por dia, use um pulverizador de óleos essenciais que contenha menta. Esta ajuda a reduzir os sintomas, principalmente a irritação na garganta.

    Alergias

Identifique qual é o alergénio que o está a afetar. Quando acontece a alergia, anote qual é a situação que a está a despoletar. É precisamente esse tipo de situação que anota que tem de evitar.

Alívio dos sintomas - Consuma alimentos probióticos depois de tomar um medicamento contra as alergias. Segundo um estudo suíço, as pessoas que consomem uma porção de B. lactis durante oito semanas reduzem os sintomas em 69%.

    Sinusite

A maioria dos casos são virais: dê ao seu sistema imunológico pelo menos entre cinco a sete dias antes de ir ao médico e lhe serem receitados antibióticos.

Alívio dos sintomas - Use um pulverizador para limpar o nariz com uma solução com sal e um par de gotas de champô para bebés. Esta solução vai ajudar a diluir a mucosidade e a mandá-la embora.

As gripes e constipações são típicas do inverno, mas no verão também aparecem. Na galeria de imagens acima explicamos-lhe como pode aliviar os sintomas e até curar-se.

Além destas duas doenças, referimos também a faringite, alergias e sinusite.


Leia também:

A comida certa para evitar a gripe

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend