Apanhou um escaldão? Saiba como o curar em 9 passos

15 Junho, 2022

escaldão

É uma verdade universalmente reconhecida por todos que nada estraga uma semana agradável mais rápido que um escaldão. Conhece-os, odeia-os, e ainda assim, toca suavemente no peito vermelho para medir a sua escala de dor. Resumindo: escaldões solares são mesmo muito dolorosos.

Há uma maneira fácil de relaxar ao sol e ainda evitar apanhar um escaldão. Use um protetor solar de largo espetro (também conhecido como um que irá proteger contra ambos os tipos de raios UV nocivos) de SPF 30 (ou superior) 15 minutos antes da exposição solar, de acordo com as diretrizes da Academia Americana de Dermatologia.

Mas dado que provavelmente está a pesquisar “remédios para queimaduras solares”, diríamos que é um pouco tarde para colocar protetor solar. Sem vergonha, todos nós já estivemos lá!

Boas notícias: enquanto vai ficar a parecer uma lagosta por alguns dias, na verdade há uma tonelada de métodos aprovados por dermatologistas para se sentir melhor. Leia abaixo para saber como aliviar a sua dor de queimadura solar o mais rápido possível.

Tome um banho frio

A solução mais fácil de sempre. Basta tomar um duche frio para um alívio instantâneo. A água fria vai fazer com que a sua pele pareça menos vermelha reduzindo a inflamação. Mas faça o que fizer, não esfregue a queimadura com uma toalha quando sair do banho. Ao fazê-lo, vai perturbar ainda mais a barreira da pele, o que não quer neste momento, explica a dermatologista Mona Gohara, à Cosmopolitan. Em vez disso, use a toalha para se secar suavemente.

Faça um pano gelado

Por esta altura já deve ter aplicado uma compressa fria na queimadura solar, mas esta dica leva-o a um novo nível. Molhe uma toalha, coloque-a no congelador por algumas horas, e magicamente tem o que Gohara chama de um pano gelado. Coloque-o sobre a pele para aliviar as sensações de queimadura.

Refrigere o aloé

Oookay, então o aloé não é exatamente o remédio mais inovador para queimaduras solares. Mas de acordo com Gohara, é popular por uma razão. O aloé é anti-inflamatório, o que significa que acalma a pele para reduzir a vermelhidão e a dor com que está a lidar. E se colocar o produto no frigorífico um pouco antes de o aplicar, o gel já fresco vai fazer ainda melhor.

Esfregue um pouco de creme com hidrocortisona

Sabe aquele creme que a sua mãe costumava dar-lhe por picadas de insetos? Sim, é o que isto é. Tal como o aloé, é anti-inflamatório, por isso vai acalmar a pele, diz Gohara. Se tiver uma queimadura solar com comichão, o creme de hidrocortisona é definitivamente o caminho a seguir. Tem ingredientes que curam a comichão e acalmam a pele.

Invista num bom hidratante

Más notícias: uma queimadura solar deixa a camada externa da sua pele seca. Não se preocupe, uma vez que diminui a inflamação, vai naturalmente começar a regenerar-se, diz Gohara. Mas se quiser acelerar o processo, invista num hidratante com ingredientes curativos, como o Cicalfate Restorative Skin Cream da Avène. É feito com sucralfato, um ingrediente especial que ajuda a regeneração da pele.

Deite um pouco de leite

Sim, leu bem. De acordo com Gohara, encharcar um pano no leite e colocá-lo na queimadura vai ajudar a curar. Isso porque o leite contém vitaminas A e D, que ajudam a reparar as células danificadas, e o ácido láctico, um esfoliante suave que ajudará a pele morta a descascar.

Três palavras: banho de aveia

Encha a sua banheira com água morna (qualquer coisa mais quente irá apenas agravar a queimadura solar) e despeje um par de chávenas de aveia. A aveia combate a inflamação, para que arrefeça a pele.

Tome um anti-inflamatório

Desde que o faça nas primeiras horas depois de apanhar um escaldão, tomar ibuprofeno (ou outra medicamento anti-inflamatório não esteroide como aspirina) pode realmente fazer com que a queimadura solar desapareça mais rápido. Continue a tomá-los a cada 4 a 6 horas até que a dor diminua.

Uma vez que a vermelhidão e o inchaço desapareçam, as suas células cutâneas podem reparar a barreira da pele queimada pelo sol e gerar uma nova pele, explica Shari Lipner, dermatologista.

Beba água

Já reparou que se sente com sede extra quando a sua pele está queimada? De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, isto acontece porque uma queimadura solar atrai fluido para a superfície da pele e tira-a do resto do corpo. Beber água extra após apanhar um escaldão vai fazer com que se sinta melhor e vai impedi-lo de ficar desidratado.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend