Banho frio no verão: sim ou não?

17 Agosto, 2022

banho

É nos verão que temos tendência a desejar tomar banho de água fria, muito devido às temperaturas elevadas que se fazem sentir nesta época do ano. E se é daquelas pessoas que costuma treinar nas horas de maior calor, a imaginação de um duche frio torna-se ainda mais agradável.

Mas será que estes banhos frios lhe trazem benefícios? Nas linhas seguintes tentamos responder a algumas dúvidas, explicando os benefícios que um duche frio traz.

Os benefícios de um duche frio após o treino

Se após um treino no ginásio ou uma corrida no parque, se atrever a atirar-se para debaixo do chuveiro gelado, saiba que irá colher estes benefícios:

Recuperação mais rápida: O frio reduz a inflamação e promove a eliminação do excesso de toxinas causadas pelo exercício. Não é por acaso que é cada vez mais comum ver atletas profissionais a fazer crioterapia no final de uma sessão de treino.

Resposta imunitária melhorada: Um duche frio impulsiona o seu sistema imunitário. Isto é explicado por um estudo de 2016 (The Effect of Cold Showering on Health and Work: A Randomised Controlled Trial) que concluiu que o duche frio reduziu a probabilidade de desenvolver doenças.

Sentimento de felicidade: Pode não concordar, porque a ideia de um banho frio com este calor pode não estar imediatamente associada à felicidade. No entanto, deve saber que o spray frio estimula a libertação de endorfinas, as hormonas de felicidade, que também são criadas durante o exercício.

Menos dor: O duche frio, como explica um estudo publicado no North American Journal of Medical Scciences, constringe os vasos sanguíneos, reduzindo o inchaço e potencialmente também retardando a velocidade a que os sinais de dor são transmitidos para o cérebro.

Menos gordura: Vários estudos descobriram que a exposição ao frio pode ajudar a suportar a perda de gordura. Uma pesquisa publicada no The Jounal of Clinical Investigation, descobriu que o frio queima realmente calorias para gerar mais calor no corpo.

Adeus stress: Num estudo de 2000, os investigadores colocaram os participantes na água a 14ºC durante uma hora. Extremo? Sim…mas o frio desencadeou uma redução dos níveis de cortisol, a hormona do stress, no corpo.

Mas não pense em parar de transpirar…

Se acha que o banho frio também ajuda a parar a transpiração, desengane-se. De facto, acredita-se que os duches de água fria ajudam a diminuir a temperatura corporal, mas isso não significa que o corpo para de suar. A melhor escolha está no meio: água morna, entre os 25 e 30 graus, como recomendado por dermatologistas.

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