Cuidado! Já existe bulimia de exercício

É um transtorno relativamente recente, mas que já começa a preocupar a comunidade científica e, claro, a afetar o dia a dia de imensas pessoas um pouco por todo o mundo.

  • Anterior
  • Próximo

    O QUE É?

É uma necessidade imediata de treinar depois de comer (muitas vezes em excesso) ou, se se quiser, em queimar as calorias das refeições. Alguém com bulimia do exercício pode sentir a necessidade de treinar todos os dias.

    As semelhanças com a outra bulimia

Como é óbvio, este transtorno assemelha-se à bulimia, na qual as pessoas provocam o vómito depois de comerem.

    Como se caracteriza

Em termos gerais, os distúrbios alimentares muitas vezes não são totalmente relatados, pois muitos homens e mulheres raramente reconhecem que não estão bem. Portanto, não se trata apenas da frequência com que se pratica desporto, mas também da natureza obsessiva psicológica.

    O que deve ter em conta

Se o deixámos a pensar no tema, é bom que tente responder a estas perguntas: Com que frequência pensa em comida, exercício e ambos ao mesmo tempo? A duração ou o tipo de treino que faz está relacionado com a quantidade de calorias que querer queimar? Sente-se ansioso se não puder treinar?

    Consequências?

Tal como a maioria dos transtornos alimentares, a bulimia do exercício pode ter sérias consequências para a saúde. Se for duradoura, pode causar desidratação, cansaço extremo, cólicas ou insuficiência cardíaca. Isto acontece porque sempre que se faz desporto, perdem-se eletrólitos e esgotam-se as reservas de minerais. Pior, se não estiver a comer corretamente ou se continuar a treinar em excesso, eles serão cronicamente baixos. Por isso, mesmo se não sentir os efeitos físicos imediatos do excesso de exercício, é comum andar mais cansado ou irritado.

    O limite

O cenário mais crónico deste transtorno acontece quando a pessoa com bulimia do exercício não vê traduzidos no corpo os efeitos do seu esforço. Pode levar ao isolamento, perda de autoestima e, provavelmente, considera-se o consumo de substâncias ilícitas para melhorar a imagem.

    Em suma

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend