Cientistas criam porcos “low fat”

De acordo com um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, um grupo de cientistas chineses criou 12 porcos com 24% menos gordura corporal do que porcos normais. Isto acontece porque estes “porcos fit” têm um gene que ajuda a regularizar a temperatural corporal e “obriga” a queimar mais gordura. Isto faz com que os animais não passem tanto frio e evitar que, tal como acontece atualmente, milhões deles morram de frio nas pocilgas onde são criados. Ou seja, há uma nova forma de cuidar dos animais e de, ao mesmo tempo, garantir carne de melhor qualidade.

Como tudo se processou
Os porcos não possuem o gene denominado de UCP1, que ajuda qualquer animal a regular a temperatura corporal em dias frios. A alternativa encontrada pelos cientistas passou pela incorporação de genes CRISPR-Cas9, que permite fazer alterações genéticas precisas. Depois usaram essas células para criar mais de 2.500 embriões de porco clonados e inseriram-nos em 13 porcos fêmeas. Três delas ficaram grávidas. Nasceram 12 leitões machos, cujos testes iniciais permitiram confirmar um melhor controlo da temperatural corporal e um índice de 24% menos gordura do que os leitões normais.

Uns a favor, outros contra
Todo este tema da alteração genética animal causa sempre muita controversa. Uns discordam, outros concordam, como é o caso de Chris Davies, professor de Medicina Veterinária na Utah State University, nos EUA: “A população mundial deverá chegar aos 10 bilhões em 2050, pelo que precisamos de usar abordagens genéticas para nos ajudar a aumentar o suprimento de animais para alimentar o aumento da nossa população”.

Nota final
Na edição deste mês da Men’s Health temos uma grande investigação sobre a carne in vitro que aborda esta e outras questões relacionadas. Sabia que Bill Gates está prestes a investir 260 milhões de dólares no desenvolvimento deste tipo de carne?
Saiba tudo na Men’s Health de novembro – já nas bancas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend