Costuma suar durante o sono? Estas são as causas

19 Maio, 2022

suar

Ter uma boa noite de sono é vital para a nossa saúde. É por isso que estamos preocupados com as coisas que nos impedem de ter um sono pacífico e contínuo. Uma delas é o suor noturno, por isso quisemos consultar alguns especialistas na matéria – o departamento médico da MartiDerm – que responderão a todas as perguntas que os nossos leitores têm sobre o assunto.

Entre as perguntas que lhes fizemos, a mais importante é o interesse em conhecer as razões que podem causar suores noturnos ao dormir, bem como se existem elementos que contribuem para que isso aconteça. Antes de descobrirmos o que responderam, não fique alarmado se for um dos muitos que transpiram à noite, porque é algo muito normal que não o deve preocupar.

A transpiração é uma resposta de sobrevivência para arrefecer o corpo. Se estiver habituado a fazer exercício regularmente, o seu corpo está habituado a uma resposta rápida em situações em que precisa de arrefecer e é mais facilmente ativado.

Porque é que transpiro quando estou a dormir?

O suor noturno é normal e responde a uma necessidade de eliminar o calor corporal. Isto pode ser em resposta a situações normais, tais como o aumento da temperatura devido a sobreaquecimento, calor ambiental ou mesmo fatores emocionais, tais como estar num pesadelo.

É mau suar muito durante a noite?

Se a sudorese noturna for muito intensa (por exemplo, forçando a mudança de roupa de cama) e prolongada ao longo do tempo, devem ser excluídos problemas de saúde mais relevantes, tais como tumores, infeções crónicas ou se a sudorese estiver relacionada com a ingestão de medicamentos. Isto é especialmente importante se o suor noturno for acompanhado de febre, tremores, perda de peso ou apetite, cansaço geral ou quaisquer outros sintomas semelhantes.

O que posso fazer para evitar suores noturnos se estou saudável?

Para evitar suores noturnos, deve manter o quarto onde dorme bem ventilado e manter-se quente de acordo com a temperatura ambiente. Além disso, uma higiene de sono adequada para evitar o aumento da ansiedade ajuda-o a dormir mais relaxado e reduz o risco de transpiração emocional. Isto inclui evitar a utilização de ecrãs antes de ir dormir, evitar jantares muito grandes ou densos em calorias, etc. Além disso, quando necessário, os antitranspirantes tópicos podem ser utilizados nas áreas onde mais transpiramos.

O colchão que utilizo tem alguma influência?

O colchão que utilizamos pode afetar a quantidade de suor, bem como a roupa de cama que utilizamos. Se tivermos tendência para suar, teremos de usar roupa de cama feita de tecidos leves e respiráveis, e colchões que são de preferência colchões de mola ou de bolso, em oposição a alternativas como os colchões de látex ou viscoelástico, uma vez que os primeiros terão melhor respirabilidade.

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