Deve reaquecer a comida?

É daqueles que aquece e reaquece a comida? Temos boas e más notícias para si!

A BBC resolveu saber se é realmente seguro reaquecer a comida e qual a melhor altura para fazê-lo. Sabemos que aquecer a comida que sobrou do dia anterior pode ser uma boa forma de evitar desperdícios mas nem sempre é a melhor ideia. Embora algumas comidas possam continuar saudáveis após um segundo aquecimento, existem outras que podem acabar por provocar intoxicações alimentares.

Por exemplo, para poder reaquecer frango de forma segura, deve guardar o frango numa caixa selada ou tapada e deixá-lo arrefecer completamente antes de o colocar no frigorífico. Quando voltar a aquecer, faça-o de forma uniforme e total – e de preferência no fogão. O micro-ondas aquece a comida de forma desigual, deixando uma janela aberta para as bactérias. Mas pode combater essa questão aquecendo a comida durante uns minutos, depois agitando bem a comida e voltando a aquecer bem para tentar que a comida atinja temperaturas acima dos 60 graus.

O que deve evitar reaquecer: as bactérias do arroz, quando contaminado, são muito resistentes ao calor. Ainda assim pode ser aquecido, desde que o mantenha num local frio e seco; Carnes vermelhas; molhos com natas ou leite; comidas com ovos ou feijões; peixe vindo do mar alto, especialmente marisco; arroz e massa.

  • Show Comments

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend