Diabetes: Sentença ou reaprendizagem?

14 Novembro, 2019

Há um ano, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo alertava que o número de diabéticos em Portugal já ultrapassava um milhão. Destes, 45% não estavam diagnosticados. E esta preocupante realidade não se fica pelo país. É uma questão do mundo ocidental que persiste a superar-se em muitos casos ao diagnóstico atempado e à desmistificação do tema.

Numa tentativa de combater esta realidade, a Men’s Health fez por desmistificar o tema. Para tal, falamos com Paula Klose, presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, organização que aproveitou a Semana Europeia do Desporto para quebrar alguns mitos sobre a doença. Esta é de facto uma dúvida constante: pode o diabético treinar? Em que moldes?

Outras dúvidas surgem a nível do tipo de diabetes ou do porquê de a doença se desenvolver. Para esclarecer tais pontos, falamos também com Maria Raquel Carvalho, endocrinologista no Hospital CUF Infante Santo em Lisboa. Mais: porque os diabéticos são os primeiros a desmistificar este assunto, junto de amigos e familiares, a Men’s Health foi conhecer três casos reais. Cada um aceitou falar na primeira pessoa sobre o seu próprio modo de vida desde que descobriram que tinham diabetes.

Tudo isto resulta na reportagem ‘Diabetes: Sentença ou reaprendizagem’ publicada na Men’s Health de novembro atualmente em bancas. Leia o artigo completo na página 74.


Leia também:

Diabetes e disfunção erétil: o problema de que é preciso falar

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend