É assim que pode evitar o suor em excesso

24 Julho, 2022

suor

Com temperaturas em Portugal a ultrapassarem os 40 graus, as probabilidades de suar em excesso, ficar desidratado e apanhar um escaldão são grandes.

Em alturas como esta, é boa ideia dar descanso à sua rotina de trreino e concentrar-se em manter-se fresco e hidratado exercício. Um dia sem treinar não terá impacto nos seus objetivos. A exaustão por causa do calor e o longo processo de recuperação, no entanto, terá.

Se tiver decidido adotar a abordagem de bom senso, ótimo. Mas sentar-se com as persianas fechadas pode não pôr fim à transpiração. Mas será possível controlá-la? De acordo com Luís Uva, dermatologista na Personal Derma – Clínica Dermatológica & Estética, em Lisboa, “existem antitranspirantes (que são produtos que nós aplicamos como se fosse um desodorizante), mas que na verdade não servem apenas para confundir o cheiro. Servem para ocluir as glândulas que vão segregar o suor e portanto tapar os canais por onde sai o suor”.

Esta é apenas uma das soluções para reduzir o excesso de suar. Mas há mais:

Beba muita água e substitua os sais que perdeu

O suor recebe um mau agoiro, mas é apenas uma prova de um sistema termorregulador eficiente. À medida que o seu ritmo cardíaco aumenta, o aumento da sua temperatura central ativa as suas glândulas sudoríparas écrinas, que se inundam com água e eletrólitos para arrefecer a sua pele. Substitua a perda de sódio, magnésio e potássio por uma bebida eletrolítica.

Evite estas bebidas e alimentos

Embora não existam parâmetros para a transpiração “normal”, se suar excessivamente pode ser um sinal de hiperidrose. Evitar a cafeína, o álcool e a comida picante ajuda.

Vestir-se de forma inteligente

A tecnologia do suor não é uma grande notícia, mas é inteligente. Opte pela lã fina, merino, que atrai humidade e bactérias para a superfície do tecido onde pode evaporar. O bambu é o material mais recente a ser utilizado em camadas inferiores, oferecendo uma fonte sustentável de produtos à prova de suor.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend