Eis o que acontece ao seu corpo se parar de treinar durante uma semana

18 Setembro, 2022

corpo

As pessoas que praticam desporto diariamente sabem como é importante descansar para que os músculos recuperem do esforço físico a que foram submetidos. Caso contrário, a fadiga apodera-se do corpo e existe mesmo a possibilidade de sofrer uma lesão devido a sobrecarga ou fadiga.

No entanto, algumas pessoas deixam de ir ao ginásio durante várias semanas. Lembra-se daquela sensação dolorosa do primeiro treino depois de tirar algum tempo de descanso? A preguiça invade o corpo e a única coisa que lhe apetece fazer é passar o dia inteiro na cama. É por isso que muitas pessoas se perguntam como é que as pausas podem afetar o desempenho físico. Aqui está o que precisa de saber.

Cada corpo funciona de forma diferente, pelo que a perda muscular não é a mesma para todos. Além disso, há muitos fatores que influenciam este processo, tais como a condição física, o estilo de vida e mesmo a saúde. No entanto, os peritos advertem que passar mais de dois dias sem treino pode afetar a motivação dos atletas.

Quanto tempo de descanso é demasiado?

Do ponto de vista físico, um estudo do Skidmore College, nos Estados Unidos da América descobriu que o metabolismo pode cair 4% se descansar durante mais de uma semana. Isso traduz-se num ganho de quase um quilo numa quinzena.

Como afeta a força?

Como o mesmo estudo indica, os desportistas começam a perder força muscular após três semanas sem treino. No entanto, esta situação é exacerbada para um simples entusiasta do fitness. Assim, como regra geral, pode passar até três ou quatro semanas sem exercício antes de as suas forças serem afetadas.

Um estudo publicado em 2014 concluiu que os efeitos da paragem do exercício também podem ser sentidos na saúde do corpo. Os investigadores olharam para um grupo de pessoas cuja tensão arterial se tinha agravado após quatro meses de treino intervalado e um mês de descanso.

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