Medicamentos: os genéricos são tão bons como os de marca?

Veja se anda a pagar mais do que deve pela sua saúde!

Os medicamentos de marca (ou originais) são medicamentos que deram origem, através de investigação, a uma nova substância ativa. Essa substância ativa é o ingrediente do medicamento que tem ação terapêutica no organismo. Por sua vez, os medicamentos genéricos, têm a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem que o medicamento de marca, por isso apresentam o mesmo efeito e benefício.


Como se avalia a qualidade dos medicamentos genéricos?

A avaliação dos medicamentos genéricos e dos medicamentos de marca segue os mesmos requisitos legais e europeus. Estes requisitos incluem a realização de vários testes antes da comercialização. Esta avaliação é realizada pela Agência Europeia do Medicamento ou pelo Infarmed.

Os medicamentos genéricos apresentam a sigla “MG” na caixa exterior.

Mas por que alguns medicamentos genéricos têm um aspeto diferente dos de marca?
É muito fácil. O aspeto do medicamento – quer seja genérico ou de marca -, está sempre relacionado com a tecnologia usada pelo fabricantes (máquinas, corantes, etc.).
Contudo, apesar de existirem diferenças na forma, tamanho ou cor do medicamento, nunca há comprometimento da qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos genéricos.

Apesar de serem mais baratos, são tão bons como os de marca?
A resposta é sim. Os genéricos têm os mesmos requisitos de qualidade dos medicamentos de marca no seu desenvolvimento, fabrico, controlo de qualidade e fornecimento. Porém, como não têm os mesmos custos de investigação dos medicamentos de marca, tornam o seu preço muito mais acessível.

Para mais informações, contacte a Linha do Medicamento: 800 222 444
www.boasescolhas.pt

Qual destes vícios é pior que fumar?

 

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend