Onda de calor: 10 conselhos para dormir melhor

28 Julho, 2022

dormir

As altas temperaturas causam muitos problemas, incluindo interferências diretas com a qualidade do sono, que é prejudicado e o nosso descanso impossível de alcançar.

No verão, quando as horas de dia aumentam, há também um atraso na produção de melatonina, que é a hormona necessária para nos ajudar a adormecer. As noites tropicais são consideradas tropicais quando o termómetro não desce abaixo dos 25 graus. Os resultados: fadiga, irritabilidade, sonolência, baixa produtividade e fraca concentração.

Frialtec, um centro avançado de investigação e desenvolvimento alimentar, assinala que um estudo recente realizado em cidades do sul de Espanha, coordenado pela Universidade de Santiago de Compostela e publicado na revista científica Epidemiology, adverte que o calor noturno excessivo é um fator de risco para a saúde e pode ser uma causa de mortalidade, uma vez que impede que o corpo descanse normalmente. E não o pode fazer por uma razão: enquanto precisa de baixar a sua taxa de pulso para poder entrar na fase REM, quando está quente, não pode baixá-la porque precisa de trabalhar para baixar a sua temperatura.

Então, o que se pode fazer para dormir melhor hoje em dia? Aqui estão as dez dicas dos especialistas para promover o bom funcionamento mental, emocional e físico do nosso organismo… e para dormir um pouco melhor com tanto calor.

  • Tomar um duche quente antes de ir para a cama.
  • Durante o dia, baixar as persianas no quarto e fechar as janelas e cortinas para evitar que o sol e o calor entrem pelas janelas.
  • Colocar toalhas molhadas no congelador e antes de ir dormir, arrefecer certas áreas do corpo com elas como a parte de trás do pescoço, pulsos, costas dos joelhos, pescoço e tornozelos.
  • Evitar ir para a cama imediatamente após o jantar, permitindo pelo menos duas horas desde a última refeição até à hora de deitar.
  • Escolher lençóis de algodão que o ajudem a transpirar melhor.
  • Se tiver ar condicionado, ligue-o meia hora antes de ir para a cama.
  • Quando escurecer, abrir as janelas para ventilar o quarto.
  • Se tiver ventoinhas, coloque cubos de gelo em frente ao ar para manter o quarto mais fresco antes de se deitar.
  • Mantenha-se bem hidratado durante todo o dia, mas evite beber demasiada água antes de se deitar.

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