E se tiver diabetes sem saber?

Sabia que um quinto dos portugueses entre os 25 e os 74 anos tem níveis de glicose no sangue que evidenciam pré-diabetes? As conclusões de um Inquérito Nacional de Saúde …

  • Anterior
  • Próximo

    1 - URINA EXCESSIVAMENTE

1 - Se urina mais vezes do que normal, é provável que exista um desnível do açúcar no sangue. Quando se tem demasiada glicose na corrente sanguínea, os rins tendem a trabalhar mais para eliminá-la através da urina. É por isso que urina noite e dia.

    2 - TEM DEMASIADA SEDE

2 - Este ponto está certamente relacionado com o anterior, ou seja, se urina com frequência “desfaz-se” de mais água que o normal, o que o pode desidratar. Isto deixa a boca seca, mesmo que beba a mesma quantidade de água que normalmente.

    3- SENTE-SE SEMPRE CANSADO

3 - A fadiga é uma causa clássica da desidratação. Se urina mais que o normal e tem sempre sede, o mais certo é cansar-se facilmente, mesmo que durma muitas horas. Acordar várias vezes durante a noite – isso acontecerá porque terá necessidade de urinar -, pelo que a sua qualidade de sono é afetada.

    4 - TEM AS GENGIVAS INCHADAS E COM SANGUE

4 - As mesmas bactérias que adoram o açúcar podem também afetar a sua saúde oral. Pode causar inchaço e sangrento ao escovar os dentes ou ao passar fio dental. Normalmente, o nosso corpo combate os gérmenes que causam infeções na sua boca, mas com um nível elevado de açúcar no sangue, o nosso organismo pode tornar-se num lugar muito mais aprazível para as bactérias e, com isso, diminuir as nossas defesas naturais.

    5 - MANCHAS ESTRANHAS NA PELE

5 - Níveis de açúcar no sangue demasiado elevados podem danificar os vasos sanguíneos, incluindo os que se encontram na epiderme. Isto pode causar vermilhão na pele ou outras manchas ocasionais e estranhas. São manchas que costumam dar comichão e, por vezes, dores ligeiras. Costumam manifestar-se nas axilas e no pescoço. Isto porque o excesso de açúcar no sangue pode fazer com que as células da pele se reproduzam mais rapidamente que o normal.

    6 - O QUE DEVE FAZER

6 - Se se sente demasiado cansado durante um ou dois dias, não há motivo para preocupações. Mas se os sintomas acima descritos prevalecerem durante mais dias, consulte o seu médico. Por certo que ele lhe pedirá de imediato análises ao sangue, sendo um dos principais fatores que irá ver logo é o seu nível de açúcar. O mais importante é que ele o acompanhe a partir daí. Depois só tem de manter uma alimentação equilibrada, à base de vegetais, que ajuda no tratamento da pré-diabetes e diabetes.

Sabia que um quinto dos portugueses entre os 25 e os 74 anos tem níveis de glicose no sangue que evidenciam pré-diabetes?

As conclusões de um Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015), divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, dizem que 5.5% dos portugueses rastreados são diabéticos e um quinto tem níveis de glicose no sangue que indicam pré-diabetes. Sabemos que, por mais divulgação que haja, é complicado fazer crer que a diabetes afeta tanta gente. E os sinais em que ela se manifesta são difíceis de se perceber. Por isso, destacamos alguns indicadores de um desequilíbrio a nível de açúcar no sangue.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend