Qual o índice de gordura corporal ideal?

28 Agosto, 2022

No passado, admitiu-se que quanto mais pequeno era o número marcado na balança, mais saudáveis éramos. No entanto de acordo com a lógica do Índice de Massa Corporal (IMC), os bodybuilders têm excesso de peso e o The Rock é considerado obeso.

Mas com o que sabemos agora, é a percentagem de gordura corporal que é tida em conta. Calcular a relação entre gordura e músculo é um indicador fiável de saúde. Não importa o que diz a balança:
quanto maior for a proporção de gordura corporal, maior o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes tipo 2 e morte de todas as causas. Se mais de um quarto do seu peso corporal é igual a gordura, está a brincar com a sua saúde.

Mas quanto pode perder peso de uma forma saudável? A resposta está nos seus genes. A percentagem de gordura corporal saudável é diferente para cada pessoa. Alguns homens que
são muito magros serão saudáveis porque têm um metabolismo muito rápido, mas com outros o mesmo não vai acontecer.

Uma percentagem de gordura corpotal de 10-14% é o ideal para a saúde

De acordo com vários estudos, enquanto a percentagem de um físico tonificado está algures entre 5% e 15%, com uma gordura corporal de um dígito indica que já está na fase magra. Mas lembre-se que o seu corpo precisa de uma certa quantidade de gordura para funcionar. Para baixar o seu nível natural como os culturistas fazem para competir, precisa de uma capacidade de trabalho de 24 horas, sete dias por semana.

Sem reservas de gordura, o seu sistema imunitário, os níveis de testosterona e o metabolismo não vão funcionar corretamente. E se descermos até aos 5% corremos o risco de perder músculo e sofrer danos no sistema nervoso e nos ossos, na melhor das hipóteses. Na pior das hipóteses, vai sair do ginásio de ambulância. Assim, manter uma percentagem de gordura corporal de 10-14% é a melhor maneira de equilibrar a boa saúde com um físico atlético.

 

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