Saiba porque tem mau hálito e como se livrar dele

6 Setembro, 2022

mau hálito

O mau hálito não é bom, mas o que se pode realmente fazer quanto a isso? Mastigar pastilha elástica? Chupar um rebuçado de mentol? Estas estratégias oferecem alguns benefícios, mas são de curta duração. E escovar os dentes? Muito importante, mas não tão eficaz como um tratamento por si só, de acordo com um estudo científico publicado na revista académica Journal of Clinical Periodontology.

A ciência por detrás do mau hálito

Comecemos então pela raiz do problema: compostos de enxofre voláteis (VSC).Os cientistas dizem que estes substratos são o que tipicamente conduzem à halitose.

Pensa-se que os compostos de enxofre voláteis surgem da interação de bactérias orais que ocorrem em condições como doenças gengivais e infeções, e dentro de bolsas e fendas dos seus dentes.

Mas a sua língua é o verdadeiro problema, de acordo com o estudo acima referido. Acontece que a sua língua – com todas as pequenas fendas e ranhuras – permite abrigar muitos dos microrganismos que levam a compostos de enxofre voláteis.

De facto, num estudo separado, cientistas do Japão descobriram que o “revestimento da língua” teve o maior impacto na produção de compostos de enxofre voláteis na boca das pessoas. Isto também ajudaria a explicar porque é que a sua respiração é mais suscetível de cheirar mal pela manhã, uma vez que os compostos se acumulam durante a noite.

O que nos leva a uma estratégia completa:

1. Limpe a língua

Isto ajuda a perturbar e remover as bactérias que criam compostos de enxofre voláteis, e leva a uma redução do seu odor. Pode fazer isto escovando literalmente a língua, mas uma abordagem ainda melhor é raspar a língua de trás para a frente.

De acordo com um estudo da Colaboração Cochrane, as pessoas que usam um raspador de língua reduzem os compostos voláteis de enxofre em 42%, em comparação com 33% daqueles que escovam a língua. Além disso, os efeitos do raspador de língua duram mais tempo.

2. Escove e use fio dentário duas vezes por dia

Isto não é uma surpresa, é claro. Removerá minúsculas partículas alimentares e micro-organismos que podem levar a esses compostos de enxofre voláteis. Se não usar fio dental, experimente e depois cheire. Cheira mal? É provável que tenha descoberto um local de reprodução de bactérias insalubres. Tenha em mente que a gengivite e a periodontite podem levar a compostos de enxofre voláteis e mau hálito, pelo que as idas regulares ao dentista são uma obrigação.

3. Mantenha a boca hidratada

Quando tem a boca seca, as células mortas na sua língua, gengivas e bochechas podem acumular-se. Sem saliva suficiente para as lavar, as bactérias começarão a alimentar-se das células mortas e a multiplicar-se. Isto produz um monte de moléculas relacionadas com o enxofre que provocam mau hálito.

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend