Tem uma rutura ou distensão?

Um diagnóstico correto pode fazer toda a diferença entre o regresso rápido à actividade física ou o final da sua carreira desportiva.

  • Anterior
  • Próximo

    Distensão muscular

O que é
Uma dor escondida e em parte incerta. “Quando uma distensão muscular acontece, as provas de resistência provocam dor”, afirma a Dra. Maria Teresa Costa, consultora de Clínica Geral.

Como acontece
“As distensões tendem a acontecer quando subitamente activa um músculo frio. É por isso que o aquecimento é fulcral”, adverte a médica.

Tempo de paragem
Com tratamento, "os músculos costumam recuperar em cinco semanas”. A excelente irrigação sanguínea facilita a rápida eliminação de qualquer resíduo.

O descanso
Descanse, tome um anti-inflamatório e aplique gelo durante 10 minutos a cada quatro horas nos primeiros três dias. “Depois, tente fazer alongamentos suaves e aplique algo quente para fomentar o fluxo sanguíneo”, aconselha a médica.

Altere a rotina
Um grupo de investigadores da Universidade de Lyon (França) observou que quem treinava zonas distintas do corpo, alternando entre o trem superior e inferior a cada duas semanas, reduzia em metade a possibilidade de sofrer distensões.

    Rutura de ligamentos

O que é
Uma dor mais aguda, centrada numa articulação. “Uma rotura de ligamentos dói ao pressionar”, explica a doutora. “Ao mover a articulação, os ligamentos alongam, o que provoca dor”.

Como acontece
Com um movimento ou mudança de direcção brusca. “Por isso tantos jogadores de futebol rompem os ligamentos: os pitons das chuteiras ficam presos na relva e o pé não acompanha a rotação do corpo”, explica.

A reabilitação
“A reabilitação pode demorar cinco meses. Os receptores internos também ficam afectados, o que impede o envio de mensagens ao cérebro sobre o mau estado da articulação, provocando novas pequenas lesões”.

Vá ao hospital
“Precisa de cuidados médicos imediatos para diagnosticar a extensão da rotura. Faça uma ressonância e mantenha a articulação elevada”.

Aqueça com alongamentos dinâmicos
“Ao contrário dos alongamentos estáticos, obriga o sangue a movimentar-se pelas articulações enquanto alonga o ligamento, originando maior resistência, explica a médica.

Coma isto e ganhe saúde

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend