Como ter um sorriso sem complexos

  • Anterior
  • Próximo

    Corrija o ângulo

Inúmeros dentistas recomendam a Técnica de Bass Modificada, “uma técnica na qual a escova é posicionada horizontalmente e num ângulo de 45° em relação à gengiva efetuando movimentos circulares suaves em grupos de dois a três dentes, ao longo de toda a arcada dentária. Esta técnica permite uma remoção mais eficaz da placa bacteriana e deve sempre ser complementada com o uso do fio dentário”, explica a dra. Mariana Mora, diretora clíni-ca da Clínica Cascais Med (www.cascaismed.pt), em Cascais.

    Cuidado com a língua

Quando lavar os dentes, não se esqueça da sua língua. “É aqui que se acumula a maior parte das bactérias da cavidade oral e, quando associadas a detritos alimentares, formam compostos sulfurados que são os principais responsáveis pela halitose (mau hálito). Essas bactérias podem também originar uma contami-nação bacteriana das superfícies dentárias, razão pela qual não deve escovar a língua com a escova de dentes, mas sim com um raspador de língua, que é um dis-positivo específico para o efeito (à venda nas farmácias)”, refere.

    Segure corretamente a escova

“A escovagem agressiva pode levar a uma recessão gengival e nestes casos será mais indicada a Técnica de Stillman Modificada, na qual a escova é posicionada horizontalmente de forma suave, num ângulo de 45° com a gengiva, sem que as cerdas penetrem no seu sulco gengival. Desta forma os movimentos deverão ser unidirecionais e expulsivos, da gengiva para o dente”, expli- ca. Contudo, “as crianças ou as pessoas com pouca destreza manual podem optar por escovas elétricas”, acrescenta. Lembre-se: tanto as escovas manuais como as elétricas são eficazes, desde que utilize a técnica adequada.

    Lave e desinfete a sua escova

Embora exista o mito de que o microondas é o método indicado para eliminar as bactérias da escova de dentes, existem verda- des indesmentíveis. A escova “deve ser sempre lavada antes e após cada escovagem, com água corrente (a água quente mostra-se mais eficaz na limpeza). Após a escovagem dos seus dentes deve colocá-la num copo, ou outro recipiente próprio, sempre com o cabo para baixo e uma proteção na cabeça da escova. Para uma limpeza mais profunda, poderá colocá-la durante 10 minutos imersa num colutório com clorohexidina a 0,12 ou 0,20%, álcool ou água oxigenada”, explica a dra. Mariana Mora.
A nossa dica: troque a sua escova a cada três meses!

Apenas 3 em cada 10 homens sabem realmente escovar os dentes. Inúmeros inquéritos demonstram que são imensos os que nem sequer usam fio dentário. Ignorar a higiene oral pode originar inúmeras infeções bacterianas, problemas cardíacos, diabetes e até disfunção erétil. Eis as melhores maneiras para conservar esse sorriso saudável e sempre branco.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend