Este tipo de exercício ajuda a lidar com o stress

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Tem dificuldade em lidar com o stress? Boas notícias: há um tipo de treino que o vai ajudar a gerir os momentos mais exigentes a nível mental.

De acordo com uma nova investigação, publicada na revista científica Frontiers in Psychology, a musculação e o treino com pesos melhoram a forma como o coração responde a situações de pressão mental.

A investigação analisou a forma como 34 homens – 12 praticantes de treino de resistência, 10 praticantes de treino de força e 12 não praticantes de qualquer exercício – se comportaram em cenários stressantes.

Exercício e stress

Ao classificar as reações de cada grupo, os investigadores descobriram, desde logo, que a experiência teve um impacto negativo no estado de espírito de todos os participantes. Como consequência, a produção de cortisol aumentou, assim como, a resposta cardíaca.

Ainda que os efeitos negativos se tenham feito sentir de forma geral, foram os não praticantes de qualquer tipo de exercício quem apresentou níveis mais elevados de stress cardiovascular.

“Os treinos de força e resistência, quando realizados de forma regular, têm o mesmo tipo de benefícios cardiovasculares”, explica Peter Gröpel, principal autor do estudo. “Descobrimos que os homens que realizam este tipo de treino não aumentam o ritmo cardíaco de forma tão exponencial, em situações de stress, como os homens sedentários”.

Apesar dos benefícios comprovados de ambos os tipos de treino, os especialistas são claros: treinar de forma regular, seja qual for a modalidade, é fundamental. Mesmo que opte por fazer cardio, haverá benefícios para o coração e, consequentemente, na forma como lida com o stress.

Ainda que o presente estudo revele nova informação acerca da relação entre stress e exercício, o mesmo apresenta algumas limitações: contou somente com homens jovens e saudáveis. O próximo passo? Analisar os mesmos indicadores em indivíduos de géneros, idades e estado físico diferente.

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