Deve treinar em jejum?

Sempre se ouviu dizer que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Mas o que pode acontecer quando não o faz?

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    JEJUM ANTES DE TREINAR: SIM OU NÃO?

Passamos largas horas a dormir e se lhe juntarmos mais algumas horas sem nada no estômago – entenda-se sem tomar o pequeno-almoço -, os níveis de glicose nos músculos estão na reserva. Há teóricos que aconselham a prática desportiva neste intervalo porque o corpo queima facilmente a reserva que ainda resta de gordura.

    ESQUEÇA O JEJUM SE...

... não procura perder peso, esqueça o jejum. Um estudo da Loughborough University (Inglaterra) mostrou que quem não come ao acordar não possui um bom desempenho nos treinos à tarde ou à noite.

    CONTROLO DE PESO

Um estudo publicado no Journal of Nutritional Science descobriu que quem que já tem peso a mais e não toma o pequeno-almoço consegue queimar efetivamente mais gordura, mas também tem níveis mais elevados de colesterol comparativamente com quem come ao acordar.

    INVISTA NA PROTEÍNA MATINAL

A ideia de que comer logo ao acordar vai acelerar o seu metabolismo, já que ele não vai se acostumar com jejuns tão longos, é falsa. Na verdade, é a qualidade das calorias que você ingere que interfere nisso. Sugerimos que, sendo um homem ativo, tome um pequeno-almoço rico em proteína, incluindo ovos e/ou aveia.

    COMPORTAMENTO

Uma pesquisa recente mostrou que quem não toma o pequeno-almoço tem mais tendência a fumar, beber demais e não praticar desporto.

    MAIS...

...Se tomar um bom pequeno-almoço irá aumentar os níveis de cortisol – hormona relacionada com o stress – e começar o dia com mais tranquilidade.

    FONTES

Dra. Emer Delaney, nutricionista, e David Kingsbury, preparador físico; Investigações da Loughborough University (Inglaterra), Helsinki University (Finlândia) e University of Missouri Columbia (EUA).

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