O Festival com menos roupa do mundo


Já tínhamos dado a conhecer o arranque do Burning Man 2017 e agora fazemos um best of daquele que é considerado o festival mais liberal – e mediático do mundo! Ao longo de uma semana chegam pessoas de todo o mundo para conviver numa espécie de cidade improvisada, onde não existe compras ou vendas, mas sim ofertas e troca por troca. Como manda a tradição do festival, todos os anos existe o ritual de queimar uma estátua gigante de madeira. De resto, tudo é improvisado pelos próprios participantes, desde os lugares para dormir, a verdadeiras obras de arte feitas com material reciclado que servem de transporte pela cidade improvisada no deserto do Nevada, nos EUA.

O Festival onde tudo é permitido

A organização do Burning Man não deixa de lembrar a todos os 10 princípios que fazem parte do conceito do festival e que passamos a resumir:
1 – Inclusão radical: todos são bem-vindos e devem seguir as normas de convivência.
2 – Oferecer: É esperado que os participantes do festival subsistam através de uma ‘economia de oferta’ sem esperar nada em troca.
3 – Autoexpressão: é esperado que os participantes respeitem a liberdade de todos e que se expressem livremente através de alguma forma de arte. Usar roupa é opcional e o nudismo uma prática comum.
4 – Não à mercantilização: não há comércio, nem publicidade. O objetivo é evitar a cultura da exploração que consideram resultar destas atividades. A única transação monetária permitida está relacionada com o transporte para o evento ou a compra de gelo e bebidas não alcoólicas, cujos lucros se destinam a diversas organizações sem fins lucrativos.
5 – Autosustentabilidade: Burning Man incentiva a que cada participante leve para o festival tudo o que achar necessário para subsistir num lugar tão remoto quanto um deserto.
6 – Esforço comum: pretende-se incentivar a um sentimento de vida em comunidade e espaço comum baseados em valores como a ajuda e cooperação.
7 – Responsabilidade cívica: é esperado que os participantes atuem em consonância com a lei local, federal e estadual e que assumam todas as suas acções.
8 – Tudo limpo: um dos principais objetivos do Burning Man é que não haja lixo no chão em todo o espaço em que decorre o festival.
9 – Envolvimento: há um incentivo a que todas as pessoas participem e não se limitem a observar.
10 – Real: Pretende-se que todo o festival resulte em momentos e experiências de vida únicos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend