Como sobreviver ao primeiro ano de casado

  • Anterior
  • Próximo

    As primeiras TRÊS semanas

1 - NEGOCEIE
O obstáculo
As mulheres costumam dar prioridade à estética geral da casa antes de escolher zonas específicas. Algumas até tentam utilizar a decoração como forma de marcar território.
Como agir
Encontre a maneira de se expressar individualmente. Por exemplo, sugira que cada um decore a sua própria divisão. Mas, calma, aqui ainda têm sexo incrível e tudo se relativiza.

    Já passaram 8 SEMANAS

2 - A gestão do dinheiro
Obstáculo
As principais discussões num casal surgem por causa de dinheiro... e costumam ser as mais intensas, revela um estudo publicado em Family Relations. O ideal é terem um plano de como pretendem gerir os ordenados, as despesas, etc.
O que fazer
Coloque em marcha um plano “bola de neve”: pague primeiro a divida mais baixa. Com o dinheiro que sobrar, pague a segunda mais cara e aí por diante.

    3 MESES

3 - Respeite os sogros
Obstáculo

Num estudo norte-americano, os homens que no início do matrimónio mantinham uma relação próxima dos sogros tinham menos probabilidades de se divorciar.
O que fazer
Interesse-se pelos gostos e preferências deles e faça referências a isso. Sentir-se-ão mais sintonizados e alargam a sua margem de manobra.

    Já lá vão 7 MESES

4 - Dê emoção à vossa vida sexual
Obstáculo

A libido pode sofrer altos e baixos. Uma divisão injusta das tarefas domésticas pode ser a causa, sugere um estudo publicado em Sociological Review.
O que fazer
Faça algo diferente. Finjam que estão solteiros e saiam à noite para criar um certo mistério, desafio e incerteza. Ajuda a recuperar o que muitos casais perdem após o casamento.

    10 MESES!!!

5 - Ponha fim à rotina
Obstáculo

Trabalhar, jantar e ver um filme na televisão. Parece-lhe familiar? É hora de apimentar as coisas. Os casais necessitam de cultivar o espírito criativo.
O que fazer
Planos e mais planos! Um estudo publicado em Applied Research in Quality of Life concluiu que organizar as férias aumenta a felicidade. Comecem a planear saídas juntos e… façam-nas!

    UM ANO! CONSEGUIRAM!

6 - Por norma, é a partir daqui que pensam em ter o primeiro filho
Obstáculo

Os homens costumam adiar a paternidade (mais do que as mulheres), por sentirem que precisam assegurar primeiro a manutenção económica da família.
A sua jogada
Faça uma lista dos prós (o amor) e dos contra (o caos) de ter filhos. Depois, faça outra lista dos objetivos a longo prazo. A seguir, descubra em que momento se veria ter filhos.

_______________________________
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, ainda que a média tenha vindo a diminuir, há cerca de 32.000 casamentos por ano. Mas costuma-se dizer que o primeiro ano juntos – leia-se a viver 24h na mesma casa e a partilhar tudo – é o maior teste a qualquer relação conjugal. Vai daí e preparamos-lhe uma espécie de guia de sobrevivência aos principais obstáculos que surgem durante os primeiros doze meses…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend