A descida acentuada da temperatura mantém-se até domingo

14 Novembro, 2019

Na quarta-feira já se previa que as temperaturas máximas iriam descer 8 graus Celsius. O motivo está na uma massa de ar muito frio proveniente da Irlanda, que permitiu ainda prever o vento forte e queda de neve em várias zonas do país, segundo a meteorologista Ângela Lourenço.

“Estes valores baixos vão manter-se sexta-feira e sábado e no domingo espera-se uma subida da temperatura”, disse à Lusa a meteorologista do Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, esta descida brusca da temperatura está relacionada com a entrada de uma massa de ar muito frio, ar polar, que vem de norte, da Irlanda.

Desde quinta-feira que a descida da temperatura acentuada, foi acompanhada de vento forte. “Estes dois fatores conjugados vão dar um desconforto térmico. Tal significa que as pessoas vão sentir mais frio do que aquele que é registado através das temperaturas”, sublinhou.

Uma descida da ordem dos 8 graus nas temperaturas máximas e 2 a 4 graus nas mínimas

“Estamos a falar de máximas da ordem dos 13 a 16 graus no litoral e 5 a 7 graus no interior. O valor mais baixo será na Serra da Estrela e em Bragança”, disse.

Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu aviso amarelo para sete distritos do continente (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa) por causa da agitação marítima que passará a laranja na quinta-feira, prevendo-se ondas com 5 a 7 metros.

“Vamos ter também aviso amarelo de vento. O vento vai atingir principalmente as terras altas do litoral norte e centro com rajadas de 80 a 110 quilómetros por hora na região da Serra da Estrela. Teremos também aviso amarelo de queda de neve nas terras do interior norte e centro, em cotas acima dos mil metros”, referiu.

A neve, segundo o IPMA, deverá cair nas serras do Gerês, Montemuro, Montesinho, Marão e Estrela.

“A partir de domingo os valores da temperatura vão subir, mas não para valores como nos últimos dias. [contudo] serão mais elevados do que durante este episódio de tempo frio que teremos nos próximos dias”, indicou.


Leia também:

Combata o frio com… a sua rotina de beleza

Outros Artigos



Outros Conteúdos GMG

Send this to friend