Seca, oleosa ou sensível? Aprenda a cuidar do rosto de acordo com o tipo de pele

  • Anterior
  • Próximo

pele

Cada vez mais, nos dias de hoje, a preocupação com o cuidado pessoal e com a imagem não passa só pela mulher, mas também pelo homem. Desde escolher com atenção cada peça de roupa aos cuidados com a barba e o cabelo, os homens tornaram-se, ao longo do tempo, verdadeiros adeptos dos produtos de pele.

A nossa pele deve, então, merecer a máxima atenção – não fosse ela o nosso cartão-de-visita em tantas ocasiões. Verdade seja dita, todos sonhamos chegar aos 65 anos cheios de pinta e sex-appeal.

Por isso, a Men's Health procurou responder às questões mais comuns dos homens portugueses e perceber como funciona a pele masculina.

A pele está exposta a vários fatores no nosso dia a dia, incluindo as radiações, especialmente proeminentes no verão. “As radiações têm uma ação direta sobre a pele e tornam-na mais fina, seca, atrófica e pálida”, explica a Dr. Susana Vilaça, coordenadora da Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas Porto, à MH.

“Esta exposição leva ao aparecimento de rugas finas, flacidez da pele, perda de elasticidade e pigmentação cutânea”, continua a especialista.

A idade é um fator determinante para a pele, que pode ainda ser de três tipos: seca, oleosa e sensível.

3 Tipos de pele, 3 segredos de cuidado

Os homens produzem um nível de testosterona no rosto dez vezes superior ao das mulheres, apresentando uma pele do rosto 15 a 20% mais espessa e com mais fibras de colagénio. O resultado? Aparência mais firme e robusta.

Ainda assim, estes benefícios não chegam por si só. Seja qual for o tipo de pele, importa compreender que é necessário, desde logo, apostar na limpeza. A remoção do excesso de gordura, poluentes e depósitos de fumo tornará a pele mais saudável e evitará o aparecimento de rugas precoces ou outros problemas de pele, como a acne.

Depois deste passo, há que apostar na hidratação, que deve ser feita diariamente, e na esfoliação, idealmente realizada duas vezes por semana.

Por fim, sabe qual é o produto estrela que deve ser usado o ano inteiro? O protetor solar.

Agora que delineámos o trio de ataque para um cuidado da pele sem falhas, importa descobrir as exigências de cada tipo de pele.

Descubra tudo, na galeria, em cima.

    Pele Sensível

As peles sensíveis, são muitas vezes reconhecidas pela vermelhidão, secura e descamação visíveis, ardor e sensação de 'repuxamento'.

Este tipo pele tem uma causa especifica, por vezes difícil de identificar. “Qualquer tipo de pele pode tornar-se sensível, sendo esta mudança habitualmente desencadeada por fatores internos ou externos”, diz a Dr. Susana.

Se tem este tipo de pele, opte por escolher um hidratante específico para pele sensível, que seja suave, leve e não gorduroso.

    Pele Seca

As peles secas definem-se pela falta de água na superfície cutânea, por serem mais rugosas, ressequidas, ásperas e muito sensíveis.

“[este tipo pele] É frequente nas pessoas com idade avançada ou expostas a agressões externas, tais como frio ou calor extremo e radiações solares”, diz Susana Vilaça.

Para proteger e hidratar este tipo de pele, procure produtos de limpeza em forma de leite e cremes hidratantes ricos em gorduras com antioxidantes e pH neutro.

    Pele Oleosa

As peles oleosas são resultado de uma elevada quantidade de testosterona, que leva as glândulas sebáceas a produzir mais óleo. Como consequência, os homens têm mais tendência para o aparecimento de acne ou borbulhas do que nas mulheres.

Este tipo de pele, brilhante e com poros dilatados, é muito frequente na adolescência. Contudo, poderá aparecer em idade adulta devido a vários fatores, tais como: stress, suplementação, alimentação pouco equilibrada e utilização de produtos de beleza inadequados.

“É importante limpar e remover as impurezas com produtos de limpeza recomendados para este tipo de pele. Nomeadamente, hidratantes em forma de gel ou loções sem óleo com ação matificante”, explica a dermatologista.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend